BUSCA ÁGIL

FONTES DE INFORMAÇÃO

Bases de Dados – Relação de Materiais eletrônicos (bases de dados, e-books e outros) assinados pela Unicamp ou de acesso livre.

Biblioteca Digital da Unicamp – A Biblioteca Digital da Unicamp tem como objetivo captar, tratar e disseminar documentos e objetos digitais.

Biblioteca Virtual da Pearson – A Biblioteca Virtual (BV) Pearson é um acervo digital composto por mais de 15.000 títulos em diversas áreas do conhecimento. Além dos títulos da Pearson, a plataforma conta com títulos de 25 editoras parceiras. ATENÇÃO: o acesso aos e-books deverá ser feito via Base Acervus ou Pesquisa Integrada. É necessário informar o Login e Senha de acesso aos serviços da Base Acervus.

Dicionário Digital – O Oxford English Dictionary (OED) é um guia inigualável para o significado, história e pronúncia de 600.000 palavras – passado e presente – de todo o mundo de língua inglesa. Como dicionário histórico, o OED é muito diferente dos dicionários de inglês atual, nos quais o foco está nos significados atuais. Você ainda encontrará significados atuais no OED , mas também encontrará a história de palavras individuais e da linguagem – traçada por meio de 3 milhões de citações, desde literatura clássica e periódicos especializados até roteiros de filmes e livros de culinária.

E-books – O Sistema de Bibliotecas da Unicamp possui um vasto acervo de e-books que está disponível para toda a comunidade acadêmica. Nossa coleção abrange as diversas áreas do conhecimento e cobre as várias linhas de pesquisa e ensino da universidade. Estão disponíveis e-books adquiridos em modo perpétuo e assinaturas.

E-Contents – Portal de serviços eletrônicos construído para agregar ferramentas de apoio, administração, busca, recuperação e padronização de termos das publicações científicas da UNICAMP, tendo como intuito organizar, disseminar e compartilhar de forma estratégica, o conhecimento científico por meio de e-books, publicações seriadas, boletins, anais eletrônicos, bases de dados e vocabulários nas plataformas de gerenciamento do pacote de softwares livres como OJS, Dspace e TemaTres.

Jornais e Revistas – A base Pressreader conta com mais de 7000 publicações de selecionados jornais e revistas de mais de 120 países em mais de 60 idiomas. A base conta com jornais como The Guardian, The Washington Post, El Pais, Daily News, Le Figaro, Folha de São Paulo e Estadão entre outros. Já entre as revistas podemos encontrar Forbes, Newsweek, Vogue, Variety, Marie Claire, PC World, Isto É, Motor Show entre outras. A base pode ser acessada através de computadores (PCs e laptops), smartphones e tablets. O editor disponibiliza um aplicativo que pode ser baixado e acessado pela rede da instituição para que o usuário tenha acesso livre a base e seu conteúdo por um período de 7 dias, sem a necessidade de estar logado na rede da instituição. O acesso é ilimitado e simultâneo e o seu reconhecimento é por IP.

Normas Técnicas – Normas técnicas assinadas pela Unicamp.

Periódicos Eletrônicos – O Sistema de Bibliotecas da Unicamp disponibiliza a uma vasta coleção de periódicos científicos em formato digital, com acesso online.

Plataforma Minha Biblioteca – A Minha Biblioteca é uma solução em Biblioteca Digital que oferece um catálogo multidisciplinar com as principais editoras acadêmicas, 100% na língua portuguesa. Assinados os catálogos de Exatas, Pedagógica, Letras e Artes, Medicina e Saúde e Sociais Aplicadas. ATENÇÃO: o acesso aos e-books deverá ser feito via Base Acervus ou Pesquisa Integrada. É necessário informar o Login e Senha de acesso aos serviços da Base Acervus. Entretanto, para acessar os e-books da Minha Biblioteca os usuários deverão solicitar senha de acesso à plataforma no link: https://forms.gle/BjqxvbeaVG94N4pm8

Portal de Periódicos da CAPES – O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um dos maiores acervos científicos virtuais do País, que reúne e disponibiliza conteúdos produzidos nacionalmente e outros assinados com editoras internacionais a instituições de ensino e pesquisa no Brasil. São mais de 38 mil periódicos com texto completo e 396 bases de dados de conteúdo diversos, como referências, patentes, estatísticas, material audiovisual, normas técnicas, teses, dissertações, livros e obras de referência.

Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC) – Seu objetivo principal, portanto, é garantir e apoiar a qualificação e a visibilidade das publicações periódicas científicas vinculadas aos institutos, faculdades, centros, núcleos de pesquisa e órgãos complementares da UNICAMP, arbitrados por pares e institucionalmente ligados à Universidade, garantindo a diversidade institucional e regional e o livre acesso à toda comunidade científica. Por essa razão, através da Portaria GR-012/2014, instituída pela Reitoria da Universidade, cria-se o Grupo de Trabalho para a elaboração de diretrizes e procedimentos com a condição de selecionar esses periódicos para ingressarem no Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade.

SERVIÇOS

Achados e Perdidos – A Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) oferece o serviço de Achados e Perdidos para seus usuários. No entanto, é importante destacar que a BCCL não se responsabiliza pelos objetos perdidos, deixados ou esquecidos na biblioteca.

Aquisição de Artigos Científicos – O SBU oferece acesso a artigos avulsos de periódicos científicos que não são assinados pela Universidade e Capes. Esses artigos são adquiridos por meio de convênio internacional. Acesse o formulário para proceder a sua solicitação.

Cadastro de Usuário – Informações relativas ao procedimento de cadastro.

Devolução de Materiais – Informações relativas ao procedimento de devolução de materiais.

Empréstimo Domiciliar – Informações relativas ao procedimento de empréstimo domiciliar de materiais.

Empréstimo Entre Bibliotecas – Informações relativas ao procedimento de empréstimo entre bibliotecas.

Laboratório de Acessibilidade – o LABACES dispõe de serviços especializados com o uso de tecnologias de informação e comunicação, as quais viabilizam a inclusão de pessoas com necessidades especiais na vida acadêmica, facilitando o acesso à informação.

Listagem das Bibliotecas do Sistema – Aqui você encontrará informações de endereço, contato, serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas do SBU.

Normalização de trabalhos acadêmicos – Manuais e informações relativas a normalização.

Open Researcher and Contributor ID [ORCID] – ORCID é um código alfanumérico não proprietário para identificar exclusivamente cientistas e outros autores académicos e contribuidores.

Rede sem Fio “Eduroam” (Education Roaming) – A rede sem fio eduroam (education roaming) é um serviço de mobilidade global desenvolvido para a comunidade de educação e pesquisa.

Rede sem Fio Unicamp-Visitante (Wi-Fi) – A rede Wi-Fi Unicamp-Visitante é um serviço disponível para aqueles que não possuem vínculo com a Unicamp e desejam utilizar uma rede sem fio na Universidade.

Regulamento de Circulação de Materiais Bibliográficos do SBU – Dispõe sobre a regras para consultas, empréstimos e reservas de materiais bibliográficos do SBU; cadastros de usuários, empréstimos entre bibliotecas, obrigações e responsabilidades e penalidades administrativas.

Solicitação de DOI – Digital Object Identifier – DOI é um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet. Atualmente, cresce a preocupação com a segurança de objetos digitais na Internet.

Solicitação de Ficha Catalográfica – A elaboração da ficha catalográfica dos trabalhos gerados na Universidade compreende a descrição de informações necessárias para cumprir o objetivo de contribuir para que a produção técnico-científica receba um tratamento descritivo-temático padronizado, permitindo sua efetiva recuperação no catálogo referencial da Universidade que a partir de sua indexação pelos motores de busca dos softwares indexadores de dados, extrapolam nossas fronteiras e passam a fazer parte de um universo bem mais amplo nas comunidades científicas internacionais.

Solicitação – ISBN – International Standard Book Number – O ISBN é um sistema internacional de identificação de livros e softwares que utiliza números para classificá-los por título, autor, país, editora e edição.

Solicitação – ISSN – International Standard Serial Number – O ISSN é um Número serial de oito dígitos, usado para identificação única de uma publicação em série, aceite internacionalmente.

Turnitin – Com o objetivo de alcançar a excelência nos trabalhos acadêmicos e a promoção de boas práticas e integridade em pesquisa, a Unicamp, por meio da Comissão Central de Pós-Graduação – CCPG publicou a INSTRUÇÃO NORMATIVA CCPG Nº 3/2021. O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), por meio da Biblioteca Central Cesar Lattes demais bibliotecas setoriais, oferece o apoio necessário para que os alunos obtenham o relatório e saibam como interpretar as informações apresentadas.