Empréstimo Domiciliar

Quais são as regras para empréstimo domiciliar?

O empréstimo domiciliar para livros da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) só é permitido para membros ativos da comunidade interna da UNICAMP, de acordo com suas categorias e limites definidos.

O empréstimo de e-books segue regras específicas.

Quantas obras posso emprestar e por quanto tempo posso ficar com elas?

Alunos

Tabela Prazos x Quantidade:  Alunos
Tabela Prazos x Quantidade: Alunos

Docentes; Funcionários e Pesquisadores

Tabela: Prazos e Quantidade: Funcionários

Não tenho vínculo com a Unicamp, posso utilizar a biblioteca?

O serviço de empréstimo de materiais do acervo da BCCL é restrito à comunidade da UNICAMP, contanto que o usuário esteja ativo em nosso sistema de cadastro. Enquanto a biblioteca é aberta para consulta do acervo por qualquer pessoa da comunidade, apenas aqueles com vínculo institucional têm permissão para fazer empréstimos de obras e utilizar os serviços disponíveis.

Posso utilizar o cartão digital para efetuar os empréstimos?

Sim, o empréstimo pode ser feito mediante apresentação da Identidade Estudantil ou Funcional (Física ou Digital).

Como faço para baixar o cartão digital?

O Aplicativo Unicamp Serviços agora disponibiliza a Identidade Estudantil Digital, que pode ser usada para comprovar o status de estudante na UNICAMP.

Quando os usuários, sejam servidores, alunos ou professores, acessam a plataforma e escolhem a opção “Identidade Institucional Digital” e se identificam usando sua Senha Única da UNICAMP (SiSe), eles podem visualizar sua carteira estudantil em formato digital.

Atenção: É importante observar que esta identidade digital não é válida nos restaurantes e nas portas/catracas.

Obrigações e Responsabilidades

O empréstimo é pessoal e intransferível, requerendo a apresentação de identificação. O usuário é responsável pela preservação dos materiais em seu poder, bem como pela devolução dentro do prazo estabelecido.

Infrações Disciplinares e Penalidades

Infrações incluem atraso na devolução, danos a materiais e equipamentos, e mau uso dos mesmos. As penalidades podem incluir suspensão de empréstimos e renovações por determinado período, dependendo da gravidade da infração.

Danos e Extravios

Usuários que danificarem ou extraviarem materiais devem ressarcir a universidade. A reposição deve ocorrer dentro de prazos estabelecidos. Danos a equipamentos também exigem ressarcimento e podem resultar em suspensão de privilégios de empréstimo.

Como realizo o empréstimo de materiais?

A biblioteca disponibiliza o equipamento de autoempréstimos para ser utilizado na realização dos empréstimos.

Nosso equipamento utiliza a tecnologia RFID (Radio-Frequency Identification) e ela desempenha um papel fundamental nesse processo. Ela permite a identificação rápida e precisa dos materiais da biblioteca, tornando a experiência de autoempréstimo rápida e eficiente. Quando um usuário deseja retirar um livro, por exemplo, basta passar o item pelo leitor RFID, que automaticamente registra o empréstimo no sistema da biblioteca, vinculando-o ao cartão do usuário.

Importante: A equipe da BCCL está disponível a todo momento para prestar o suporte adequado aos nossos usuários, garantindo que possam utilizar a tecnologia sem dificuldades. Isso inclui fornecer orientações claras sobre como utilizar o sistema de autoempréstimo, bem como estar disponível para ajudar em caso de dúvidas ou problemas técnicos.

Nosso equipamento fica disponível no primeiro piso da BCCL, ao lado do balcão de atendimento.

Conheça as regras do SBU lendo o Regulamento de Circulação

Posso renovar os materiais emprestados?

Você pode renovar itens on-line até 5 vezes através do Catálogo Acervus. No entanto, se precisar renovar mais vezes, pode fazer isso pessoalmente no balcão de atendimento, desde que o item não esteja reservado por outra pessoa e seja apresentado fisicamente para a renovação.