Coleção de Teses e Dissertações

O acervo de teses e dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é uma fonte valiosa de conhecimento acadêmico e pesquisa. A Biblioteca Central Cesar Cesar Lattes (BCCL) possui a coleção de teses e dissertações defendidas nos diversos programas de pesquisa da Universidade.

A BCCL tem teses impressas até o ano de 2015. No entanto, com o avanço da tecnologia e a viabilidade de oferecer o conteúdo em formato digital, a UNICAMP decidiu tornar a disponibilização de teses e dissertações totalmente digital. Dessa forma, após 2015, a impressão e o depósito físico desses documentos deixaram de ser obrigatórios tanto nas bibliotecas dos Institutos quanto na BCCL.

As teses e dissertações digitais estão acessíveis através do Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp, que é o instrumento oficial para coleta, organização, disseminação e preservação de todo o conhecimento produzido na Universidade; reunindo uma ampla gama de produções acadêmicas, incluindo teses, dissertações, artigos, relatórios de pesquisa e outros materiais produzidos pela comunidade acadêmica da Universidade.

A disponibilidade desses materiais em formato digital facilita o acesso e a disseminação do conhecimento produzido na UNICAMP para um público mais amplo, além de contribuir para a preservação e a longevidade desse importante acervo.

Informações Adicionais:

Instrução Normativa SBU Nº 001/2020