Como estudar e aproveitar o tempo

ATIVIDADE DE LEITURA

A leitura é um imperativo para o desenvolvimento intelectual e profissional, pois além de desenvolver o espirito critico, melhora o vocabulário e a capacidade de se expressar, de relacionar ideias na percepção dialética do cotidiano. Para o professor Richard Bamberger, ”Ler é a tarefa do futuro, quando as pessoas necessitarão de uma espécie de autoeducação permanente, ou seja, deverão promover a pesquisa, a reflexão, o crescimento intelectual por conta própria”.

Leia/ouça:

Romances, poemas, crônicas, etc.

Assista:

Filme/documentários, etc.

Tudo isso tem um valor extraordinário por:

  • Ser um instrumento de comunicação entre os homens;
  • Construir um patrimônio histórico cultural, através do qual estabelece relações entre o presente e o passado.
  • Apresentar um instrumento social que permite o reconhecimento do meio em que vivemos;
  • Contribuir para a formação integral do homem, através do desenvolvimento do pensado critico.

 

Como estudar melhor                  

Estudar em menos tempo significa aperfeiçoar ao máximo as condições de estudo, para que cada segundo seja aproveitado. Veja dicas para conseguir estudar melhor em menos tempo:

  1. Durma Bem

Por mais repetitivo que pareça, a qualidade do sono e fundamental para a saúde da sua mente. Tenha no mínimo sete horas de sono; isso permite que seu cérebro seja ativado e renda o máximo possível, o que evita as distrações enquanto você estuda.

  1. Planeje as sessões de estudo 

Para que você tenha um bom rendimento em menos tempo, é necessário planejar detalhadamente cada uma das suas sessões de estudo. Leve em conta que longos períodos de estudo não irão ajuda-lo a absorver melhor o conteúdo e crie esquemas de estudos que durem no máximo 45 minutos seguidos. Descanse por 10 minutos e depois volte a estudar novamente.

  1. Melhore as suas anotações

Para gastar em menos tempo nos estudos sem que a qualidade do processo seja prejudicada você vai precisar de anotações claras, concisas e objetivas. Se você tomou notas durante a aula, passe-as a limpo antes de começar a estudar. Se o que você precisa estudar é um livro, leve o seu resumo, se necessário. Isso pode te custar tempo durante o processo, mas sem duvida vai diminuir suas horas de estudos.

  1. Compreenda e não memorize

A premissa de aprender não é simplesmente memorizar; você precisa entender os conteúdos. Se você compreende o que esta estudando as ideias se mantem no seu cérebro por muito mais tempo. Isso é possível estudando de uma maneira dinâmica, em voz alta ou traduzindo as ideias para uma situação real.

  1. Desenvolva sua concentração

Sem concentrar-se será impossível estudar de maneira rápida, portanto, é necessário evitar todo a qualquer tipo de distração. Comece por objetos que chamam a sua atenção mais do que o estudo, como, televisão, celular, etc. Além disso, procure evitar as distrações mentais. Uma boa técnica, além de deixar a mente descansada, é esvazia-la antes dos estudos com uma meditação rápida, de 10 minutos.