Histórico

A Biblioteca Central Cesar Lattes da Unicamp (BCCL) foi criada em 11 de junho de 1989, como Órgão complementar da Universidade, através da “Deliberação CONSU A-38/89”. Atua em conjunto com as demais Bibliotecas seccionais, como fonte de referência e provedora de informação para os cursos de graduação, pós-graduação e de extensão da Universidade, atendendo diretamente a toda a comunidade interna da Universidade e pesquisadores no Brasil e exterior.

A BCCL faz parte do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), sendo uma das 29 Bibliotecas Seccionais que compõem o Sistema, que é constituído por Órgão Colegiado, Coordenadoria do SBU, Bibliotecas do Sistema e Comissões de Biblioteca.

Utilizam-se dos serviços oferecidos pela Biblioteca: docentes, pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação, especialização e extensão, tecnólogos, estagiários e funcionários UNICAMP, com direito a consulta e empréstimo domiciliar, sendo facultada ao público em geral a consulta local de todo tipo de material bibliográfico.

Para atender à demanda, a BCCL conta com área reservada para acervo, estudo, pesquisa em banco de dados eletrônicos, Sala de Pesquisa de acesso livre com 13 computadores com acesso à Internet e administração.

A circulação diária no prédio da BCCL é de aproximadamente 1000 pessoas, entre alunos de graduação e de pós-graduação, docentes, funcionários da Universidade, pesquisadores, bem como usuários externos.

Com seu patrimônio, a BCCL desempenha papel de destaque no apoio ao ensino e a pesquisa, além de atender à demanda regional, sendo procurada sistematicamente pela comunidade científica brasileira e internacional.

Deliberação CONSU-A-030/2003 – Dispõe sobre a criação do Sistema de Bibliotecas da Unicamp como órgão complementar da Universidade.